Como lavar os seus pincéis!

Oi gurias, tudo certinho?

Há alguns posts atrás eu falei pra vocês sobre pra quê cada pincel servia na hora do make, então depois de desvendarmos a função de cada um é hora de saber um pouco mais sobre a maneira correta de limpar esses acessórios que são fundamentais para um resultado perfeito na maquiagem.

Pincéis com resto de produtos podem alterar as cores e efeitos da maquiagem que você está fazendo, sabia?! E se os pincéis estiverem sempre limpos, não existe o risco de algo dar errado e você precisar começar tudo de novo, além disso, manter os seus pincéis limpos é importante para conservá-los e, mais ainda, para cuidar da sua saúde. Pincéis que ficam com restos de maquiagem por muito tempo podem acumular bactérias devido à mistura dos produtos com a poeira e a gordura que acumulam nas cerdas e causar alergia.

Não tem muito mistério, o processo é super simples e aproveitando que os meus foram para o banho ontem, separei algumas dicas aqui pra vocês. Espero que gostem!

maxresdefault

Com que frequência lavar os pincéis?

Isso depende muito do tipo de maquiagem que se aplica com cada pincel, os pincéis para pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada duas semanas ou uma vez por mês; já os de sombra é lavá-los com intervalos mais curtos para evitar que as cores de outras sombras alterem o seu make.

Quais produtos usar?

Prefira shampoos neutros ou sabonetes líquidos, os shampoos de bebê são ótimos para isso!

Como lavar?

  • Com loção: Se você for limpar rapidamente os seus pincéis com uma loção higienizadora, basta borrifar um pouco do produto nas cerdas e esfregá-lo em um papel toalha até que saia toda a sujeira. Procure não forçar as cerdas e faça movimentos de vai e vem com o pincel para retirar totalmente os resíduos. Espere alguns minutos para o produto evaporar todo antes de você usar o pincel novamente.
  • Com lenço umedecido: A limpeza com os lenços umedecidos é ainda mais simples, é só friccionar o pincel no lenço pra frente e pra trás até remover complemente a sujeira. O tempo de secagem deve ser de aproximadamente 1 minuto!
  • Limpeza profunda: Essa exige um pouco mais de atenção e cuidado pois o excesso de água durante a lavagem pode danificar os acessórios. Tome bastante cuidado para não molhar o cabo, que geralmente é de madeira, nem a parte de metal, que prende as cerdas. Isso pode fazer as cerdas caírem ao danificar a cola que as prende.

Passo á passo para manter seus pincéis limpinhos:

  1. Umedeça levemente as cerdas do pincel em água corrente ou mergulhe-as em um potinho com água;
  2. Coloque uma pequena quantidade do produto escolhido (shampoo neutro ou específico para pincéis) na palma da mão;
  3. Esfregue delicadamente as cerdas na palma da mão para que o produto se espalhe e faça espuma. Faça movimentos no sentido vertical e horizontal até achar que as cerdas estão limpas;
  4. Para enxaguar, segure o pincel sempre com as cerdas para baixo e deixe cair água sobre elas para retirar todos os resíduos de shampoo e maquiagem;
  5. Aperte as cerdas com a mão para retirar o excesso de água. Você também pode pressionar as cerdas com uma toalha de papel para que a água seja absorvida e facilite a secagem;
  6. Em seguida, com os dedos, modele o pincel no seu formato original e coloque-o para secar.

Dica: A água usada no processo pode estar em temperatura ambiente ou morna. Evite usar água quente para não danificar as cerdas e a cola do pincel. Nunca deixe os pincéis de molho, pois o contato direto com a água e a pressão sobre as cerdas pode deformar o pincel. A cor da espuma produzida durante a lavagem vai mostrar a limpeza do pincel. Se a espuma ficar colorida, repita a operação até que a espuma saia branca e o pincel fique completamente limpo!

Qual é a maneira ideal para secá-los?

A melhor maneira de secar seus pincéis é naturalmente, por isso, evite lavá-los em um dia em que você sabe que vai precisar usá-los em seguida. E NUNCA use secadores de cabelo para secar mais rápido, o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas. O tempo para secagem pode variar de 24 a 48 horas, depende o tipo de cerda de cada pincel, por isso é importante deixá-los de maneira adequada para que as cerdas não estraguem durante a secagem.

O primeiro passo é deixar as cerdas livres, não force as cerdas, pois isso pode deixá-las tortas. Não coloque o pincel na vertical com as cerdas para cima – essa posição faz com que a água acumulada nas cerdas escorra e chegue até a cola e o cabo. A melhor posição para secar seus pincéis é com eles deitados, de preferência apoiados na borda de uma mesa ou pia, com as cerdas para fora, sem qualquer contato com a superfície. Ou então sobre uma folha de papel-toalha, em uma superfície plana, que vai ajudar a absorver a água e acelerar o tempo de secagem.

Só guarde os pincéis quando eles estiverem realmente secos para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos seus acessórios!

Eu sei que tem mais gente aqui que sofre de preguiça como eu, mas sério gurias é muito importante fazer uma limpeza pelo menos a cada 15 dias, então o post também serve para incentivar todo mundo a se jogar no banho!

Beijo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s