O que é Cronograma capilar?!

Hoje finalmente eu vou começar o tal do cronograma capilar! Gente eu estou em pé de guerra com os meus cabelos desde a última química que eu fiz nele, está quebrando muuuuuuuito, ás vezes eu tenho vontade de chorar e ouvi falar tão bem desse cronograma que resolvi fazer e aproveitando vou falar dele um pouquinho pra vocês sobre o que é, como é e por que dizem que funciona tão bem.2

Tentei falar sobre todas as informações que achei necessárias e importantes, e se vocês gostarem desse post, quiserem falar mais à respeito, ou ficarem com muitas dúvidas me contem o que acharam e falaremos mais sobre isso, ok?

No que consiste esse tal de cronograma capilar? O cronograma capilar, é uma programação de cuidados com os cabelos. O principal fator que faz com que ele seja tão completo e dê resultados super incríveis é que ele tem os 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Por isso, pta ti começar o cronograma você vai precisar investir um pouco mais de tempo e de dinheiro caso não tenha máscaras nessas 3 fases.

* É importante saber que por mais que o cronograma tenha 3 etapas, cada cabelo vai precisar focar em uma delas. E isso vai depender do seu tipo de cabelo e do que ele precisa!

Como começar o Cronograma capilar? É recomendado uma rotina de 3 lavagens por semana e cada uma com o uso de um tratamento específico. Na primeira e na segunda semana se usa alguma máscara hidratante nas duas primeiras lavagens e na terceira algum produto nutritivo. Na terceira semana a gente troca a nutrição e ai vem a etapa com algum produto reconstrutor, na última semana volta a etapa de hidratação e nutrição.

Pra ficar mais fácil de entender, você pode fazer seu cronograma se baseando no cronograma oficial que está aqui abaixo:

O-que-é-cronograma-capilar-–-Recupere-seus-cabelos-usando-o-cronograma-capilar-01

Duas coisas importantes: tome cuidado com máscaras que contenham queratina na fórmula (as reconstrutoras), pois como a gente sabe, queratina em excesso faz mal e pode causar quebra. E nunca faça uma reconstrução, sem antes fazer uma hidratação na lavagem anterior.

Como saber qual tratamento o meu cabelo precisa mais? Como saber em qual etapa do cronograma preciso me focar mais? Isso é muito relativo, e vai depender do estado em que o teu cabelo se encontra. Se tu tem química nos fios, de qual química é essa, ou se não tem, se o teu cabelo é liso, crespo, oleoso, se está ressecado, e por ai vai…

O-que-é-cronograma-capilar-–-Recupere-seus-cabelos-usando-o-cronograma-capilar-03

Para ajudar vocês a entenderem melhor como determinar isso vou explicar rápidinho qual a  função de cada etapa:

  • Hidratação: A hidratação tem basicamente a função de repor a água e a umidade dos fios. Se o teu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação.
  • Nutrição: A nutrição tem a função de alimentar os cabelos e devolver os lipídios para os fios. Ela é a grande responsável por dar oleosidade para os cabelos. Se o teu cabelo está com muito frizz e sem balanço, então ele precisa de nutrição.
  • Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por repor as proteínas dos fios. Se o teu cabelo está poroso, quebradiço, fino… ele precisa de reconstrução.

Como identificar e diferenciar cada máscara? No início não é muito fácil, mas depois de um tempo vai ficando mais simples. As máscaras de hidratação possuem componentes como silicones, álcool modificado e são a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina… As máscaras de nutrição são fáceis de identificar pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Máscaras com óleos e manteigas na fórmula são de efeito nutritivo, e você também pode usar nessa etapa de nutrição os óleos vegetais (óleo de coco, óleo de mamona/rícino, óleo de amêndoas e menta hortelã). Já as máscaras de reconstrução são a base de creatina, queratina, arginina, colágeno… E basicamente é isso, o importante é sempre ficar atenta a composição das máscaras.

Espero que vocês tenham entendido um pouco de como funciona e que consigam colocar em prática também!

Eu achei todas essas informações pesquisando na internet e não sou nada especialista no assunto. Por isso, quem quiser saber mais sobre o cronograma capilar, eu recomendo esse grupo no Facebook. Lá as informações são completas e super organizadas, tem dicas básicas, dicas de como escolher os produtos e até resenhas de produtos capilares organizados por marcas. Vale muito a pena revirar os arquivos e álbuns de fotos do grupo para saber cada vez mais sobre o tratamento e os produtos.

Beijos!

Anúncios

2 comentários sobre “O que é Cronograma capilar?!

  1. fabianamaio disse:

    Adorei o post! Dificilmente leio algo sobre cronograma capilar. As pessoas costumam comprar mil mascaras para cabelo e as vezes nem sabem direito do que precisam. Muito legal!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s