Maquiagem vencidas, hora de jogar fora!

Oi gurias, tudo certinho?

Hoje vamos conversar sobre maquiagem vencida! Quantas vezes tu já passou por matérias que falavam sobre a data de validade de produtos de beleza e passou batido? Até algum tempo atrás, eu era bem assim! Achava que marcas incríveis nunca iriam dar alergia, que aqueles produtos que eu paguei caro durariam minha vida toda enfim…
maquiagem-validade-conservac3a7c3a3o

Outro dia eu passei uma base antiguinha e minha testa ficou toda vermelha e cheia de espinhas e bolinhas que pareciam brotoejas, fui ver a data de validade da dita cuja e tcharãm… Ela estava mais do que vencida! Ai fiquei me perguntando qual seria a validade real dos produtos de beleza, e por quanto tempo podemos usá-los. Fui atrás, pesquisei e resolvi fazer esse post como um serviço de utilidade pública, afinal as maquiagens estão cada vez mais caras, e devemos valorizar nosso rico dinheirinho e acima de tudo a nossa saúde!
  • Base, Primer, hidratante tonalizante, BB e CC cream (6 A 12 MESES): Um bom indicador para saber se tu deve ou não jogar fora algum destes itens é quando ocorre separação das substâncias do produto no frasco e parece que tem água dentro. As bases que contém óleo tem um período maior, até 18 meses de validade.
  • Corretivo (12 a 18 MESES): Nem adianta insistir ou as tuas olheiras podem ficar ainda piores.
  • Máscara para cílios (3 A 6 MESES): É o produto com validade mais curta e também o mais perigoso, afinal, ele fica ali colado nos nossos olhos. Por ele ser líquido, as bactérias podem se reproduzir rapidamente e sem dúvidas não a queremos por perto, certo?
  • Delineador em gel e líquido (6 a 12 MESES): Aqui funciona a mesma justificativa da máscara para cílios. É líquido, é limitado, pode ser perigoso!
  • Lápis de olho (12 a 18 meses): Depois disso ele não pigmenta mais, não adianta insistir!
  • Blush, Pó Compacto ou qualquer outro pó (2 A 3 ANOS): Se o produto começar a craquelar ou apresentar uma textura diferente, tá na hora de jogar fora! Sem contar que eles param de funcionar, não colorem e nem pigmentam mais, portanto passou disso: próximo!
  • Sombra (2 A 3 ANOS): Os produtos em pó são os que mais duram. Mas quando chega o limite dá pra notar pela perda de pigmentação e fixação. Já sua sombra cremosa (validade média de 18 meses) não fica mais na pálpebra? É porque a eficiência dela não é mais a mesma, então jogue fora.
  • Batom (1 A 2 ANOS): O cheiro forte também indica que ele já chegou no fim da linha. Para que essa durabilidade não diminua, guarde os teus batons sempre em temperatura ambiente e longe do calor!
  • Gloss (1 ANO): É fácil identificar a aparência modificada já na embalagem (ele fica tipo bifásico) e se o cheiro não for mais o mesmo de quando você comprou, jogue fora por que ele já era!

COSMÉTICOS EM GERAL: 

– Esmalte é outra coisa danada pra dar alergia, em média se recomenda mantê-lo pelo período de 12 a 18 meses, mas quando ele começa a ficar “bifásico” (tipo água e óleo), já é hora de dizer bye bye.

– Perfume também tem validade, e o limite é de 3 a 4 anos.

– Shampoos, cremes e condicionadores até 18 meses no máximo.

– Pincel também tem seu período de validade de 3 anos (eles não são eternos, não), mas as esponjinhas, seis meses no máximo!

Esses períodos podem ser relativos e variar de acordo com cada marca, portanto vale ficar de olho na aparência do produto e em qualquer sinal de mudança, jogue fora! Geralmente a gente joga a embalagem fora, certo? Mas dependendo da norma de cada país, conseguimos ver no próprio produto a data de validade.

Aqui no Brasil, seguimos as regras e padrões da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que segundo a legislação, determina que o prazo de validade seja impresso na embalagem do produto, bem à vista do consumidor, conforme Lei 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor e Resolução 79/00.

O Batom Duda Molinos é marca nacional, então caso tu dispense a embalagem as informações constarão no produto.

Outra dica é o site Cosmetic Calculator. Eu nunca tinha ouvido falar, mas achei super útil, nele tu consegue ver quando o seu produto foi de fato produzido e a validade em questão.

Na parte de trás de cada produto tem marcado um código de 3 a 5 dígitos, que tu coloca nessa calculadora e então aparece data de fabricação e média de uso recomendado.

img_94701

Validade-mac-2-295x300

Nos exemplos acima, a base da Mac já está mega vencida e a da Mary Kay ainda serve para os próximos dois anos!

Além disso, alguns fabricantes principalmente europeus, também disponibilizam a informação de validade através de símbolos, como estes abaixo:

Esse potinho indica a validade do produto depois de aberto e também ajuda a nos situar no calendário do que tem que ir pro lixo!

como-identificar-data-validade-maquiagem-cosmeticos-importados

Também é preciso limpar os pincéis periodicamente e vale lembrar que o local onde tu guarda o produto é fundamental para a durabilidade, o ideal é guardar os teus produtos em ambientes frescos e arejados!

E tu, tem o hábito de fazer limpeza geral nas tuas makes e produtos de beleza? Façam e contem se tinha alguma coisa vencida!

Beijo ♥

Anúncios

5 comentários sobre “Maquiagem vencidas, hora de jogar fora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s