Vintage ou retrô?

Com certeza tu já ouviu muito os termos “vintage” e “retrô”, não é mesmo? Mas será que tu realmente sabe a diferença entre um e outro?

Estamos vendo por aí que volta e meia alguns elementos que há muito tempo já foram sucesso no mundo da moda, voltam repaginados e ocupam o posto de queridinhos da mulherada. Vintage e retrô são duas palavras super usadas quando o assunto é essa volta de tendências que foram hits no tempo das nossas mães e até avós – como a calça flare, o óculos gatinho, a cintura marcada… – mas apesar das duas coisas terem um significado parecido, elas são completamente diferentes!
Diez-does-Marilyn-Monroe-pin-up-girls-5438485-525-700

Vintage é tudo o que é antigo de verdade e continua fazendo sucesso. O significado não tem nada a ver com moda, no século XVIII a palavra vintage era usada para definir o “ano em que foi feito um vinho” (vint=safra de uva + age=idade). Na moda ele é usada para definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época que não tenha sofrido nenhuma transformação. Tipo um vestido que tu comprou no brechó, que foi do tempo de tua avó mas que tu pode usar hoje. Ou então aquele telefone da década de 1970, com um disco no lugar das teclas, que fica lindo como decoração junto com os teus móveis atuais.

vintage (1)

Retrô é apenas uma referência ao passado. São peças, objetos ou tendências atuais, inspiradas nas antigas. É como um novo lançamento de algo que já foi moda, uma peça nova com estilo e modelagem que lembre o passado ou então, algo incrivelmente novo com a cara de antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante. Como por exemplo, tu ir no shopping e ver um lançamento de um vestidinho, no mesmo estilo daquele anos 50 lá do brechó.

20130827-234353

É bem fácil confundir (e misturar) os dois, já que são da mesma época e conviveram juntos mas para resumir: o vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho.

vintage+X+retro+1920

  • Looks com referência vintage:

roupas femininas modernas

Fotos-de-Looks-Vintage

moda jovial

  • Looks com referência vintage:

moda feminina

com-bolinhas

modernidade

E então, gostaram? Deu pra entender as diferenças? E não te esquece que com a mistura dessas tendências tu pode criar looks maravilhosos e, por mais contraditório que seja, super atuais!

Beijo ♥

Anúncios

9 comentários sobre “Vintage ou retrô?

  1. Maíra Azevedo disse:

    Se eu pudesse, iria para festa com vestidos dos anos 20, para a faculdade com as dos anos 50 e teria chás da tarde com vestidos de 1910. Adoro as referências da moda do passado e gosto de tentar aplicá-las no presente. Meio difícil, mas os resultados ficam muito bons!!
    Adorei o post! Identifiquei-me ❤
    Beijiins!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s